domingo, 4 de setembro de 2011

Escadas


Ai está um item da obra que as vezes provoca muitas dores de cabeça. Então como escolher sua escada diante de tantas opções de materiais, formas e revestimentos, sem dizer as questões de quantos degraus, qual a altura de cada um, qual o tamanho do pisante ?
Bom, para uma escada ser confortável a altura de cada degrau não deve ultrapassar os 21cm e não deve ser menor que 15cm,  a base de cada degrau não deve ser menor que 26cm e maior que 30 cm.
A escada deve combinar com o restante do ambiente para que ela seja mais um item alem de funcional estético que agrade aos olhos sem atrair toda atenção para si.
A pisada deve ser confortável, por esse motivo leve em consideração no momento da obra o vão disponível e o espaço que a escada ocupará, é muito comum em obras construírem vãos muito  pequenos  para alturas muito grandes o que acarreta em escadas desconfortáveis com nível de inclinação muito elevado. Então logo vem amente opções como escada espiral, escada Santos Dumont. E logo a obra já está sofrendo adaptações em relação a idéia original. Por esse motivo mais uma vez lembro, planeje a escada logo no inicio da obra.
Caso houver duvidas, lembre sempre de consultar um profissional, ele terá mais facilidade em fazer os cálculos para que sua escada seja confortável e segura.

Escada Santos Dumond                                   Escada Caracol                                          Escada em U
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário