quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Um pouco da história da cerâmica


Um pouco da historia da cerâmica
A cerâmica é uma arte antiga, que datam de 4.000 anos, originários do Egipto antigo cerca de 4.700 aC.
A origem da palavra "cerâmica" vem da palavra grega "Keramos", ou cerâmica. A palavra "telha" se origina do latim "Tegula" e seu derivado francês, "Tuile".
A arte dos azulejos se espalhou a partir do Oriente Médio, tornando-se popular na Europa durante o século XI, quando pisos e painéis em mosaico tornaram-se predominantes.
As placas cerâmicas são feitas predominantemente de argila, que uma vez formados e secos, são colocados em fornos a alta temperatura. Este processo de queima endurece as placas, criando o "bisque", no Brasil também chamado de esqueleto ou biscoito, que pode então ser de esmaltado e cozido uma segunda vez. Placas cerâmicas também podem ser utilizadas sem serem esmaltadas o que limita a coloração a tons terrosos, com exceção dos porcelanatos que possui outra técnica de fabricação e se trata de um produto com um emprego muito maior de tecnologia, onde a pigmentação é inserida na própria massa no caso de porcelanatos polidos.

Pisos cerâmicos tem sido um material popular para decoração e pavimentação interior e exterior por milhares de anos. Eles vêm em todas as formas e tamanhos, cores e esmaltes e podem ser usados em mosaicos e composições que formam diferentes paginações e desenhos.
As placas cerâmicas são uma escolha popular de piso devido ao seu apelo estético, bem como a facilitação na limpeza e durabilidade.
Modernas tecnologias têm acrescentado uma grande gama de tonalidades, acabamentos e formas disponíveis. Além disso, há um ressurgimento de aparência mais tradicional, com terracota e outros acabamentos naturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário