sexta-feira, 19 de agosto de 2011

As pastilhas recém colocas estão caindo? Entenda o motivo!

O mercado possui  muitas opções em pastilhas, que vão das pastilhas cerâmicas  ou de vidro até pastilhas de fibras naturais como o coco.
O assentamento de pastilhas no entanto precisa de cuidados especiais  para que possa ter uma grande durabilidade como vemos em antigos prédios litorâneos ainda intactos ao tempo. Porém existem   muitos exemplos onde superfícies pequenas de assentamentos como banheiros , estarem descolando em um prazo muito curto, e porque isso acontece? O problema  está no assentamento.
Primeiro  é preciso tratar a superfície a ser utilizada, ela deve ser desempenada ou sarrafeada e em caso de piso deve estar curada por pelo menos 14 dias ou de acordo com a instrução do fabricante.Sempre use a superfície indicada pelo fabricante bem como a argamassa e o rejunte indicados para o produto que estiver usando e procure referencia do profissional com relação ao uso anterior do material pois a mão de obra precisa ser especializada no produto.
A argamassa, existe muitas especificações e marcas diferentes no mercado compre  a argamassa adequada para aplicação da pastilha que foi adquirida .  A argamassas recomendadas são argamassas resinadas ou flexíveis  pois a superfície sempre sobre movimentação ou por vibração ou por dilatação e a argamassa deve acompanhar esse movimento para que não apareçam as rachaduras e o descolamento de peças.
As pastilhas possuem uma superfície muito pequena em relação a outros produtos cerâmicos , logo qualquer falha ou bolha por menor que seja na argamassa,  acarreta em descolamento de peças, ou seja a mão de obra deve conhecer como é feita a aplicação da pastilha na área escolhida. De forma geral a camada de argamassa após o assentamento deve ter entre 3 mm e 5 mm de espessura.
As pastilhas são comercializadas em placas ou feitas com papel ou as pastilhas ainda podem ser coladas em uma tela.
Caso a pastilha escolhida vier em placas de papel deve-se tomar muito cuidado no momento de retirar esse papel, esse processo deve ser feito após um período de secagem mínimo da argamassa de 45 minutos ou máximo de duas horas.
O acabamento é feito com uma esponja úmida e esse acabamento não deve ultrapassar  os 40 minutos decorridos após a retirada do papel após isso não é mais possível movimentar as peças. E caso for possível visualizar as emendas entre uma placa e outro é porque o serviço não ocorreu da maneira esperada.
Lembre que após concluído o assentamento é preciso esperar secar o período minimo  de espera para que seja possível trabalhar no mesmo ambiente é de 72 horas mas lembre-se de ter cuidado pois a secagem completa para utilização só se da após 7 dias. O não comprimento desses prazos pode acarretar em descolamento das mesmas em um período próximo.
Na hora de procurar um profissional informe-se procure com outros profissionais da área alguém que já tenha experiência comprovada com esse tipo de produto ou que tenha a qualificação fornecida pelos comerciantes ou fabricantes do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário