sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mármore e Granito


Por definição:
Mármore é: Pedra calcária de muito variadas cores, dura, suscetível de polimento e que se emprega em arquitetura e estatuária

Granito é:"Rocha eruptiva, granular e cristalina, formada de feldspato, quartzo e mica em cristais mais ou menos volumosos e agregados"

(Dicionário Michaelis).
Mas aqui estamos interessados nas propriedades as quais essas pedras tem que possam agregar valor a nossa obra.
De longa data a utilização de pedras naturais como o mármore traz status a ambientes mais requintados. Porém temos alguns materiais como o porcelanato, que em alguns casos não deixam nada a dever a pedras naturais.
Largamente utilizadas em detalhes como soleiras tapetos e em revestimento de escadas, possuem uma faixa de valor bem abrangente dependendo do tipo de mármore ou granito a ser escolhido.
Reconhecidas por ser altamente versátil para vários tipos de ambientes uma vez que possuem varias cores e podem ser recortadas de diversas formas e tamanhos, é quase um  elemento coringa na hora de combinar o piso com a decoração e efeitos dimensionais no ambiente.
Duráveis e de grande beleza também requerem cuidados, principalmente em locais onde há possibilidade de derramamento de líquidos por se tratar de um produto natural e mesmo polido possuir poros que absorvem com facilidade qualquer substancia derramada sob o mesmo, e quando se trata de produtos oleosos ou muito pigmentados normalmente as manchas são permanentes.
O assentamento também deve ser feito por mão de obra especializada uma vez que a técnica utilizada para seu assentamento é diferente da técnica utilizada em produtos cerâmicos bem como a argamassa também deve conter uma mistura especial.
A manutenção de pedras naturais requer produtos específicos uma vez que o mármore mancha facilmente com produtos ácidos, oleosos, e altamente pigmentados. Mesmo podendo ser polido novamente em alguns casos as manchas são irreversíveis.
As principais jazidas de mármore no brasil estão localizadas no estado Espirito Santo.
Além do polimento, são encontrados com os seguintes acabamentos, Flameado,Jateado,Levigado e Apicoado.
Pagina Inicial
Acesse também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário